Páginas

quarta-feira, dezembro 13

Entrevista com Fernando Luís


















Regressamos ás vitórias no campeonato, depois de 2 resultados menos bons. Foi importante este resultado frente ao Brotense?
Claro que sim, ganhar é sempre importante é com esse objectivo que entramos em todos os jogos, este em especial porque vínhamos de um empate em casa, no derbi com as Alcáçovas, e uma derrota inesperada em Arraiolos. Este jogo foi encarado por nós jogadores como uma final, para afastar qualquer intranquilidade que se poderia criar.

Não foi um jogo bem jogado pois não?
Penso que não, em parte por culpa nossa, porque depois do primeiro golo acusámos alguma ansiedade, e também porque as Brotas tem uma equipa equilibrada que não nos deixou jogar, não corresponde ao lugar que ocupa na tabela.

O Brotense provou ter uma boa equipa, não espelhando a posição onde se encontra?
Exactamente, pelo que sei alguns dos jogadores chegaram ao clube à pouco tempo e pelo que vimos no Domingo passado no Faria e Melo, têem todas as condições para fazer melhores resultados e subir na tabela.

O campeonato está muito equilibrado. Á excepção do Aguiar, as outras equipas são muito iguais. O que pensas que pode decidir esta série?
No meu entender, o que vai decidir a série vai ser a regularidade, quem conseguir manter o grupo unido e empenhado em trabalhar vai ver o seu esforço recompensado com a passagem à segunda fase. É muito importante treinar bem para que as “coisas” saiam com naturalidade ao Domingo, e quem chegar ao 1.º lugar não pode “abandeirar em arco” e pensar que já está, é mais difícil manter um 1.º lugar que conquistá-lo.

Esta vitória veio dar um novo alento para os jogos que aí vêem, como no próximo, na Giesteira?
Todas as vitórias são importantes, mais ainda mais quando antecedem os grandes jogos como vai ser este de Domingo na Giesteira. Como já referi, nós só temos que entrar com o espírito que entramos sempre, GANHAR, GANHAR, GANHAR.

Pertenceste ao plantel da época passada. Para ti quais as diferenças desta equipa em relação á da época passada?
Eu não gosto de fazer comparações, mas todos sabemos que elas são inevitáveis, penso que perdemos alguns bons jogadores, com muita experiência e qualidade, mas por outro lado ganhámos uma equipa mais homogénea em termos de valores individuais que se entrega mais. Eu por mim falo, este ano sinto-me muito melhor que no ano passado, nesse aspecto temos que agradecer ao Pinelas o apoio e confiança que nos dá, não estou a dizer que o Augusto não a dava, mas era um treinador mais experiente e como tal menos tolerante, o que muitas vezes me inibia de jogar mais à vontade.

O clube actualmente está apostar forte nas camadas jovens. Neste fim de semana foram convocados 2 juniores para os Seniores. Qual a tua opinião nesta matéria?
Não só em Viana como em todos os clubes julgo ser a política mais correcta, mas sabemos que muitos dos jovens que chegam a seniores não progridem por culpa deles, por este ou aquele motivo, a eles digo, se gostam disto entreguem-se para não se arrependerem mais tal como se passou comigo, que depois de 11 anos sem jogar resolvi voltar no ano passado e só eu sei, e vejo, o que perdi. Aproveitem as oportunidades e não desistam.
Um Abraço a Todos,
Fernando Luis