Páginas

segunda-feira, março 25

Que jogo!


O futebol distrital eborense saiu hoje valorizado, onde as duas equipas estiveram em grande nível, proporcionando a quem se deslocou ao campo do Calvário, noventa minutos de emoção, seis golos e muita história. Ao Viana, só a vitória interessava e assim alimentar ainda o desejo de chegar a liderança da prova e nada melhor que logo aos oito minutos, se adiantar no marcador, com Coxola a partir os rins a Alhinho e a cruzar com peso e medida para Levy que, de cabeça, colocava a nossa equipa em vantagem. Grande início de jogo, obrigando a equipa da casa a ter que responder, conseguindo empatar num lance onde a passividade Vianense foi evidente, com Varela a rematar colocado para a baliza de Manel. Com o jogo empatado, o jogo voltou à estaca zero, mas era notória que as equipas sabiam ambas o que queriam, procurando nova vantagem. Zé Manel e Levy tem dois remates fortes fora de área, que Ricardo Roque defende com categoria para canto. Coxola de livre não consegue melhor, vendo Ricardo a fazer o mesmo. O Redondo também ele tentava, com German a pautar o jogo e Kelvin a dar trabalho à defensiva Vianense, num com um remate perigoso em que a bola passa ao lado da baliza de Manel, noutro com o mesmo a ter que defender com segurança. A três minutos do intervalo, o Viana adianta-se novamente no marcador, através de um livre lateral, Coxola na cobrança, coloca em vantagem a nossa equipa. Ganhava novo alento o Viana que a pouco minutos do intervalo, ganhava vantagem. Mas, algo displicente, eis que numa falta desnecessária na esquerda, o Redondo empata. Bola para a área, má abordagem do nosso guarda-redes, confusão na área e Zé Sousa a ser mais perspicaz, rematando para a baliza, voltando novamente a dar a igualdade no jogo.
A segunda parte, esperava de igual toada e veio-se a confirmar. O Viana voltou a entrar melhor, personalizado na sua forma de jogar, levava perigo. Num lance na grande área dos homens da casa, Elizito é derrubado, o arbitro marca penalty mas o fiscal de linha assinala fora de jogo, num lance muito discutido. Pouco depois, Ze Manel marca, mas o árbitro “descobre”um pé em risco do mesmo, quando os dois jogadores disputam a bola da mesma forma. O Viana estava forte e percebia-se que podia novamente adiantar-se no marcador e eis que o consegue, na jogada em que se menos esperava. Livre a meio campo, Conchinha bate para a área, a bola a ir para a baliza, Ricardo aborda o lance mal e a bola a entrar na baliza. Em vantagem novamente parecia que agora a nossa equipa iria conseguir finalmente segurar a vantagem, mas a partir deste golo, o árbitro começou a apitar tudo e começou a descobrir faltas atrás de faltas. O golo do empate surge através de Vitor Borrego que tira da cartola um grande golo, num remate fora de área, indefensável para Manel. Até final, com pouco tempo para jogar, pouco mais ouve a destacar, apenas para a expulsão de Levy por acumulação, onde o arbitro foi rigoroso a mostrar as cartolinas, mas podia-o ter feito o mesmo a Varela que num lance para cortar um contra ataque, pontapeia Conchinha, onde bola foi coisa que menos jogou. Foi um jogo emotivo, digno de duas boas equipas que se respeitaram, onde a arbitragem teve altos e baixos, onde acima de tudo procurou que o empate fosse o resultado. Verdade seja dita, o empate é justo.
O campeonato está ao rubro, apenas um ponto separa o primeiro e segundo, prespetivando-se um final de campeonato emocionante. O campeonato volta daqui a duas semanas, com o Viana a receber o Calipolense.

Sp. Viana; Manel, Márinho, Setúbal, Dany, Luís Rodrigues (Diogo), Levy, Gonçalo, Coxola, Conchinha, Zé Manel e Elizito.

Resultados da 22ª Jornada:
Arraiolense – Perolivense (Adiado)
Portel 1 Lavre 1
Redondense 3 Sporting Viana 3
Calipolense 2 Bencatelense 0
Estremoz 2 Oriolenses 0
Escouralense 1 Borbense 1
Santiago Maior 0 Cabrela 2
Classificação:
1º Oriolenses 48
2º Sporting Viana 47
3º Redondense 43
4º Lavre 40
5º Calipolense 38
6º Cabrela 35
7º Estremoz 33
8º Perolivense 33
9º Arraiolense 30
10º Escouralense 29
11º Portel 26
12º Borbense 15
13º Bencatelense 11
14º Santiago Maior 0