Páginas

domingo, novembro 1

Séniores - Taça Dinis Vital - GDR Canaviais 2 - SP.Viana 1

No passado sábado jogou-se a 2ª eliminatória da Taça Dinis Vital em que a nossa equipa sénior se deslocou a Évora para defrontar o GDR.Canaviais num jogo que terminou com a vitória por 2-1 para a equipa local e respectivo afastamento da competição do Sporting de Viana. Ditou o sorteio que as duas equipas se encontram-se nesta eliminatória e que depois do encontro ficasse pelo caminho uma das possíveis candidatas á vitória final da prova. Deslocação difícil para o Sporting de Viana que pela frente teve uma equipa dos Canaviais completamente transfigurada em relação ás épocas anteriores, fazendo este ano um forte investimento apresentando-se como uma das sérias candidatas a vencer todas as provas onde está inserida. Prova disso a recente mudança de treinador e a contratação no defeso de vários jogadores que ainda na época transacta se sagraram campeões distritais pelo Juventude de Évora, chegando inclusive esta semana Lourinho ao clube saltando de imediato para o 11 inicial. 
Antes de passarmos ás incidências do jogo de referir que o Sporting de Viana entrou em campo este sábado como bi-campeão desta Taça fruto de um árduo trabalho de todos os intervenientes que ao longo destas duas temporadas se dedicaram de forma exemplar em elevar o nome da nossa instituição e que só assim foi possível vencer duas vezes a prova rainha do futebol da AFE. Dentro das 4 linhas desde cedo se viu que seria a nossa equipa a controlar os acontecimentos, com mais posse de bola, mais acutilância ofensiva e mais intensa na disputa da bola. Os Canaviais com muita dificuldade em ligar os seus sectores deram quase sempre preferência ao jogo directo para o seu ponta de lança. Contra a corrente do jogo e da única forma possível de se aproximarem da nossa baliza os Canaviais chegam ao 1-0 através da marcação de um livre em que Paulo Bento em posição privilegiada inaugura o marcador. 
A equipa soube dar uma excelente resposta ao golo sofrido e tentou chegar ao empate ainda na 1ª parte mas os Canaviais sempre com todos os jogadores atrás da linha da bola e por vezes remetidos á entrada da sua área criaram muitas dificuldades aos nossos jogadores em alvejaram a baliza de Laurentino com exito. Na 2ª parte entramos ainda mais determinados em chegar ao empate e a equipa com o bom futebol que apresentava fazia adivinhar que o empate estaria para breve até que Rui Peixe após boa jogada de envolvimento do SP.Viana faz o 1-1 no marcador repondo alguma justiça em relação ao que se passava dentro das 4 linhas. A equipa da casa acusou o golo e quando parecia que o SP.Viana estaria perto da reviravolta os Canaviais de forma inesperada chegam ao 2-1 com um golo fenomenal de Paulo Bento que assim bisava na partida. Novo revés para a nossa equipa que depois de empatar o jogo vê novamente o adversário chegar á vantagem mais perto do final da partida. 
Até final destacar uma oportunidade clara de golo em que Luís Coxola não consegue dar o melhor seguimento e remata ao lado e para uma excelente defesa do nosso guarda redes João Sousa a evitar o 3º golo dos Canaviais. Nos instantes finais e quando tentávamos chegar ao empate e levar o jogo para prolongamento o árbitro da partida fez vista grossa a duas grandes penalidades e tirou o Sporting de Viana desta edição da Taça Dinis Vital, pois pela forma como estava bem colocado para ajuizar os dois lances e não decide de forma correcta acaba por ser ele a empurrar a nossa equipa para fora da competição culminando nos ridículos 4 minutos de desconto !!! De relembrar que ainda há poucas semanas se viu este filme no campo dos Canaviais mas com protagonistas diferentes com o Mister Paulo Sousa a pedir respeito para a sua equipa pois já nesse jogo ficou uma grande penalidade por marcar contra a equipa da casa...Á semelhança do que foi dito no final do referido jogo também nós exigimos respeito pelo nosso clube e por todos aqueles que o integram e não andarmos constantemente a ser penalizados “cirurgicamente” afastando a equipa sistematicamente das decisões importantes. Resta-nos desejar os parabéns á equipa do GDR Canaviais pela passagem na eliminatória e agradecer a todos os que acreditam em nós deixar a garantia de que naquilo que depende da equipa iremos sempre lutar por dar a melhor imagem possivel duma instituição que muito nos orgulha representar !!!