
Emoção não faltou, com o inicio do jogo e a nossa equipa a pegar logo no jogo, querendo demonstrar imensa vontade de vencer, dizendo ao adversário que hoje mais que nunca os três pontos teriam que ficar em Viana. Foram cerca de trinta minutos inicias em que o Viana dominou, dispondo de duas claras ocasiões de golo, ambas por Nuno Silva, primeiro numa excelente jogada do lado direito com Ventinhas a descobrir o ponta de lança Vianense e este num remate fortíssimo a atingir a barra da baliza de Ricardo Monteiro. Passado alguns minutos, novamente Nuno Silva a ganhar espaço na área, rotação perfeita para o lado esquerdo e a rematar cruzado ao lado da baliza visitante. O jogo estava emotivo, entrando no ultimo quarto de hora da primeira parte um pouco quezilento, com lances duros de ambas as equipas, com o arbitro a ter que puxar dos galões para segurar a partida. Nesse período, soube aproveitar os pupilos de Paulo Monteiro, dispondo de duas excelentes oportunidade para marcar, primeiro pelo jovem Rui Couchinha com Salgado a sair bem aos pés do médio de Oriola. Depois num rápido contra ataque, Cristo consegue em velocidade ganhar aos centrais da nossa equipa e completamente isolado não consegue mais que atirar a bola para fora. Era um período em que a nossa equipa estava desconcentrada.
Na segunda parte, entrada equilibrada pelas duas equipas, muita bola a meio campo, instalando-se os nervos no Faria e Melo. Aos poucos a nossa equipa voltou a pegar no jogo e finalmente chegamos ao golo. Nuno Silva, hoje muito batalhador na frente consegue ganhar espaço na área, rodar e com o pé esquerdo desfere um remate cruzado sem hipóteses para o guardião da equipa visitante fazendo o golo esperado da tarde. Teria o Oriola que correr atrás do prejuízo, mas o Viana tinha as coisas controladas, não permitindo grandes oportunidades. Perto do fim, Zezinho dispôs de um livre, em que Salgado respondeu com qualidade, segurando a vantagem no marcador. Vitória importante neste arranque da prova, num jogo equilibrado em que o Oriola tentou contrariar o nosso jogo, estando também de parabéns, valorizando a nossa vitória. Para a semana deslocação difícil a um dos principais candidatos à subida, Monte Trigo. A arbitragem chefiada por Fernando Oliveira, fez um trabalho possível, num jogo muito complicado, muito intenso, expulsando dois jogadores, um de cada equipa por acumulação. Não teve influência no resultado.
Ficha do Jogo:
Sp. Viana; Salgado, Ze Pedro, Pedro, Sanche, Mero, Teigao, Ventinhas, Ferro, Manita (Dino), Nuno Silva (Brálio) e Carrageta (André Garcia).
Oriola; Ricardo Monteiro, Fanica, Roque, Godinho, Val (Luís Santos), Borges (Pombinho), Costelas, Rui Conchinha (Ricardo Ferro), Viula, Cristo e Zezinho.
Árbitros: Fernando Oliveira, auxiliado por Pedro Lopes e Pedro Ramalho.
Resultados da 1ª Jornada:
Borbense 2 - Redondense 2
Santiago Maior 4 Calipolense 3
Escouralense 3 Arcoense 1
Bencatelense 0 - Monte Trigo 2
Est. Vendas Novas 3 - Arraiolense 1
Sp. Viana 1 - Oriolenses 0
Portel 2 - Giesteira 1
Classificação:
1º - Est. Vendas Novas - 3
2º - Escouralense - 3
3º - Monte Trigo - 3
4º - Santiago Maior - 3
5º - Portel - 3
6º - Sp. Viana - 3
7º - Redondense - 1
8º - Borbense - 1
9º - Calipolense - 0
10º - Giesteira - 0
11º - Oriolenses - 0
12º - Arcoense - 0
13º - Arraiolense - 0
14º - Bencatelense - 0