Páginas

quarta-feira, janeiro 7

Analise à 13ª jornada

Campeonato Distrital da Divisão de Honra
Classificação Actual:

Portel – Calipolense, quando parecia que este Portel tinha encontrado o rumo das vitórias, dos bons resultados, eis que surge novo “tropeção”. Sim, a verdadeira palavra será essa visto que depois da má fase de resultados, a equipa comandada por Luís Valente soube reagir e alcançou pontos precisos. Passado esse desaire segue-se mais uma jornada e com ela trás um adversário super moralizado pela vitória no derby dos mármores e quererá neste jogo dar continuidade à recuperação na tabela classificativa. Equipa jovem, agora mais experiente com reforços de qualidade, poderá surpreender este Portel que por vezes, deixasse desconcentrar. No entanto o factor casa e a vontade de provar que no domingo passado foi um mero acidente, o Portel quererá vencer. Arbitragem de Vítor Rego.

Borbense – Est. Vendas Novas, vindo dessa tal derrota no derby, a equipa da casa entra agora num ciclo de terríveis jogos em que pontuar, mesmo que mínimo seja será importante. O facto é que já neste domingo, pontuar é coisa que poucos, apenas um (Escouralense) se pode gabar de o ter feito ante este Estrela que domingo após domingo tem vencido e ruma para o seu principal objectivo. Por vezes as equipas que se encontram pior conseguem reagir melhor, é o caso do Borbense que para este jogo, não contará com jogadores importantes, mas o certo é que esta equipa já conseguiu fazer grandes jogos, tendo importantes baixas. Mas, lá está o mas, o adversário é o Estrela. Lembre-se que há uns meses, jogaram no mesmo campo para a taça do distrito e o resultado foi de 1 a 4. Arbitragem de Ricardo Ferreira.

Oriolenses – Escouralense, jogo interessante. Falou-se que de tanto golear, foi goleado no domingo passado. É um facto, mas olhe-se ao adversário e às condições (relva). Passado esse jogo, o Oriola recebe mais um “osso duro de roer”, chamado Escoural que, entra agora na corrida para o terceiro lugar. A equipa da casa depois da goleada, quererá voltar às vitórias, para isso conta com o seu campo, seu público, mas já longe de outros ambientes que tornava Oriola como um campo terrível. Ao Escoural cabe-lhe jogar para vencer, único desejo dos homens de JP Fialho e encontram-se neste momento numa excelente fase o que prevê um resultado positivo. Arbitragem de António Fernandes.

Redondense – Monte Trigo, este jogo foi adiado. Adiado pelas melhores razões. Estão de parabéns Redondense, Autarquia, mas principalmente aqueles jogadores que a partir dessa data, usufruirão daquele espaço, nomeadamente os jovens do Redondense que irão evoluir ainda mais e dar um futuro risonho aos Redondenses. Falo no campo do Calvário, que está praticamente pronto, razão pela qual levou a equipa da casa a adiar este jogo por uma semana, semana da pausa do campeonato do termino da primeira volta e fará aí a sua estreia oficial neste campeonato. Não sabemos se será a inauguração oficial nesse dia, mas certo é que segundo o comunicado oficial da AFE, este jogo está marcado para o sintético. Quanto ao jogo, deixaremos a analise para a semana.

U. Montemor – Alandroalense, jogo da jornada? Claramente. Aqui o factor casa é determinante, não só pelo piso mas pela qualidade da equipa de Montemor. Equipa em crescente, que vem, diz-se segundo gentes de Monte Trigo bafejada pela sorte no jogo anterior, não podendo perder pontos para assim, depender de si própria para alcançar a subida de divisão. Este jogo tem um adversário “chato”, de boa qualidade, mas que será difícil roubar pontos ao Montemor. Tem vindo a golear, jogo após jogo depois do desaire em Monte Trigo, mas certo é que golear neste fim-de-semana não o fará. Jogo interessante, para os bons adeptos de futebol já que estas equipas jogam bom futebol, principalmente os visitantes, pecando por vezes, ora na finalização, ora na defesa. Quanto aos da casa, jogam bom futebol, no entanto abusam do jogo directo, só que quem tem jogadores como Julian, Patrick ou Nélson Costa, sujeita-se a ganhar qualquer jogo. Arbitragem de José Rosado.

Sp. Viana – Arcoense, o nosso jogo, o mais importantes de todos, Olhando para a tabela, surge a preocupação, a diferença para os lugares mais a cima é mínima, mas agora passada a terrível fase de maus adversários, a nossa equipa tem dois jogos em casa e apresentam-se como fundamentais para voltar a trazer o sorriso ao plantel. Teremos que saber jogar com esta pressão de ganhar para assim, não perdermos mais pontos e aproveitar alguns jogos dos nossos adversários directos para subir na tabela. Uns dos nossos adversários directos será o de domingo, os Arcos equipa que tem feito um bom campeonato, uma equipa muito aguerrida, com qualidade e que jogará no Faria e Melo para vencer, depois da derrota caseira ante o Bencatel, num jogo que reza as crónicas, foi de sentido único, mas o Bencatel foi bafejado pela sorte. É o que dizem, certo é que a nossa equipa conhece ou deverá conhecer a qualidade do adversário e terá que perceber a importância deste jogo para assim conquistar os três pontos. Arbitragem de Fernando Oliveira.

Bencatelense – Arraiolense, duas equipas em alta, vindo de moralizadoras vitórias. Ora, a equipa da casa ocupa uma tranquila posição no campeonato e jogando em casa, perante o ultimo classificado tem obrigação de vencer. Tem porque, em casa são muito fortes e aproveitam para somar pontos. Aos homens de Balão, segunda vitória, esta bem moralizadora com o Portel fazem renascer a esperança que a manutenção será possível depois de numa determinada fase do campeonato pareciam condenados à descida. Eis que surgem novamente na corrida pela manutenção e neste jogo quererão surpreender, mas para isso terão que se apresentar muito fortes para, contrariar o favoritismo dos homens da casa. Arbitragem de Bruno Piçarra.